Durante esta semana, técnicos do Departamento da Indústria do Pescado (MPA) e pesquisadores do Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), da Universidade Federal de Santa Maria, estão realizando capacitações da Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP), no Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), e na Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
A Plataforma digital será responsável pelos processos de certificação higiênico-sanitária de embarcações e de acreditação de origem legal do pescado para exportação, automatizando a emissão do Certificado Oficial de Boas Práticas à Bordo (certificado HS), e do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL). O LUMAC é o responsável pela criação da plataforma, enquanto que a parceria com o MCTI – que resultou na proposta da empresa Lupa Data – irá aplicar inteligência artificial na plataforma, o que poderá acelerar o tempo de análise e emissão dos certificados.
Nesta segunda e terça-feira (02 e 03/09), a equipe de desenvolvedores da PNIP realizou o treinamento dos técnicos responsáveis de embarcações de pesca primária (certificado HS) e empresas solicitantes (certificado CAOL) na cidade de Itajaí/SC. Na quinta e sexta-feira (05 e 06/09), o treinamento será realizado na cidade de Fortaleza/CE.
Esses certificados visam a manutenção das condições higiênico-sanitárias que garantem a segurança do alimento e da exportação do pescado brasileiro. A manutenção dos mercados já abertos e em abertura dependem compulsoriamente da Certificação HS.
Fonte: MPA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587