A certificação de frutas, legumes e verduras foi o tema central da primeira reunião de 2025 da Comissão Técnica (CT) de Hortifruticultura do Sistema FAEP, realizada nesta terça-feira (18). No Paraná, a certificação ganha relevância com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Sistema FAEP, que vêm promovendo um programa pioneiro de qualidade para a produção hortifrúti.
Expansão e desafios da certificação
Iniciado com um programa-piloto, que certificou o morango de sete propriedades rurais em cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o programa foi regulamentado pela Portaria 82/2024 da Adapar, ampliando a possibilidade de certificar outras culturas. A novidade traz aos produtores a oportunidade de agregar valor ao produto, facilitando o acesso a mercados diferenciados.
Benefícios para os produtores e segurança no mercado
O presidente da CT de Hortifruticultura, Marco Antônio Machado, abordou a relevância da certificação para a competitividade dos produtores, apesar dos desafios.
“Essa iniciativa é uma ferramenta importante para o acesso a mercados mais exigentes e agrega valor aos produtos”, destacou.
A fiscal Sabrina Jacques Farias, da Adapar, esclareceu que a certificação não é apenas um selo, mas uma chancela oficial com respaldo técnico. “O selo é uma garantia auditada, que comprova a qualidade e a conformidade da produção, beneficiando tanto o produtor quanto o consumidor”, afirmou.
Experiência de quem já certificou
Claudio Assis Broto, produtor de morango de Almirante Tamandaré, relatou sua experiência no programa-piloto.
“A certificação trouxe segurança para os meus clientes e também me ajuda a melhorar o processo produtivo, o que é fundamental para crescer no mercado”, comentou.
Para participar, os produtores devem contar com o apoio de um responsável técnico qualificado e participar dos cursos oferecidos pela Adapar e pelo Sistema FAEP, que abordam práticas sustentáveis e técnicas de controle ambiental.
Com informações do Sistema Faep
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587