Os vencedores do concurso Café Qualidade Paraná 2024 serão anunciados na terça-feira (12), em evento no Mercado Municipal de Curitiba, com início às 8 horas. O certame celebra a qualidade do café paranaense e valoriza os produtores e as regiões cafeeiras do Estado. A iniciativa é da Câmara Setorial do Café do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná, Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina e Associação dos Funcionários do Iapar.
Nesta 22ª edição, concorreram ao prêmio 119 lotes de café, sendo 90 na categoria natural e 29 processados pelo método cereja descascado, com representantes das diversas regiões produtoras do Paraná. O método de processamento natural, ou via seca, envolve a secagem do fruto inteiro. No método cereja descascado, ou via úmida, a polpa é removida antes da secagem do grão.
O evento vai contar com a participação de 200 pessoas, entre cafeicultores, lideranças de entidades representativas do setor, autoridades e especialistas na área de café. Eles poderão degustar cafés paranaenses, além da troca experiências e da possibilidade de negócios.
A seleção dos lotes finalistas ocorre em duas fases. A primeira etapa avalia as características físicas dos grãos, de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB), para identificar defeitos como quebras ou danos causados por insetos.
Na segunda etapa, uma equipe de provadores aplica a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês) para avaliar aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto residual e equilíbrio da bebida. A relação dos lotes que avançaram para a análise sensorial está disponível.
Em cada categoria, os finalistas classificados até o quinto lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da bolsa de valores brasileira (B3) no dia anterior à premiação (11), acrescido de 50% de ágio.
Paraná – A cafeicultura ocupa 25,3 mil hectares no Paraná, com uma produção anual estimada em 670 mil sacas beneficiadas. A atividade é destaque em mais de 180 municípios, sendo a principal fonte de renda em 50 deles, onde 80% das propriedades são de agricultores familiares.
Fonte: AEN/PR
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587