O presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, comemorou em vídeo a sanção da lei estadual que revoga, a partir de janeiro de 2025, os incentivos fiscais para empresas aderentes à moratória da soja. A lei foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado pelo governador Mauro Mendes.
“Esta é uma vitória de todos os produtores de Mato Grosso”, disse Beber, que aproveitou para agradecer ao governador Mauro Mendes e a todos os envolvidos na articulação da medida.
Em suas palavras, Beber destacou a deputada Coronel Fernanda, que liderou várias audiências públicas em defesa da pauta, e o deputado Gilberto Cattani, autor do projeto de lei. A deputada Janaina Riva também recebeu agradecimentos pela articulação que possibilitou a aprovação da medida na Assembleia Legislativa, juntamente com todos os deputados que apoiaram a proposta.
Beber estendeu seus agradecimentos aos prefeitos de Mato Grosso, lembrando o apoio do presidente da Associação dos Municípios, Leonardo Bortolin, e aos vereadores de mais de 120 municípios que participaram ativamente das mobilizações em Cuiabá, liderados por Bruno Rios, presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso.
Outro destaque foi a colaboração do Tribunal de Contas do Estado, representado pelo presidente Sérgio Ricardo e pelo conselheiro Antônio Joaquim, que, segundo Beber, teve papel essencial na pressão em favor da medida, bem como dos demais conselheiros que participaram de seminários e discussões sobre o tema.
Em nome da Aprosoja, Beber relembrou as gestões anteriores da entidade que também foram fundamentais para o movimento contra a moratória, citando os ex-presidentes Antônio Galvão e Fernando Cadore, que iniciaram mobilizações junto a prefeitos ainda em suas gestões. Na atual diretoria, ele agradeceu o vice-presidente Luiz Beer, que mobilizou prefeitos e vereadores, e o vice-presidente da região norte, São José Rico, que também preside o sindicato de Sinop e é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.
Beber destacou a união de diversas entidades e pessoas que contribuíram para a revogação dos incentivos fiscais às signatárias da moratória, o que, segundo ele, trará “justiça” para os produtores de soja. Ele enfatizou ainda que a medida abre novas oportunidades para empresas que não aderem à moratória, além de permitir que o mercado se adapte à realidade regional. Em carta ao governo estadual, a Aprosoja sugeriu o redirecionamento dos benefícios para fortalecer ainda mais os produtores locais.
“A decisão é mais um passo para o crescimento econômico de Mato Grosso, fortalecendo os municípios e reduzindo as desigualdades no estado. Parabéns a todos nós, produtores de Mato Grosso”, finalizou Beber.
Com informações da Aprosoja MT
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587