Os dados do Boletim Regional do Banco Central de 2023 evidenciam a contribuição do agronegócio para o crescimento econômico nas diversas regiões do Brasil, com destaque para o Centro-Oeste. A agropecuária, com ênfase na produção de soja e milho, desempenhou um papel significativo para o aumento do PIB e a expansão do Valor Adicionado Bruto (VAB), gerando efeitos tanto diretos quanto indiretos.
Crescimento Regional Impulsionado pelo Setor Agropecuário
O Centro-Oeste foi a região com o maior crescimento da atividade econômica em 2023, com um aumento de 5,9% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). Esse desempenho foi impulsionado pela forte expansão da produção agrícola, particularmente da soja e milho, que refletiram o aumento da área plantada e a recuperação das condições climáticas em relação a 2022 .
Além disso, Goiás se destacou com um crescimento de 6,3%, seguido por Mato Grosso, que registrou uma impressionante alta de 16,6%, resultado do desempenho robusto da agropecuária e do agronegócio local. O Centro-Oeste, com um crescimento econômico de 5,9%, foi responsável por 19,6% do crescimento nacional, apesar de representar apenas 10,8% do VAB do Brasil .
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587