A Embrapa Solos (RJ) inicia as comemorações do Dia Mundial do Solo na quarta-feira (04), a partir das 9 horas, reunindo especialistas para discutir a importância desse recurso natural para a humanidade e o futuro do planeta. Com o tema “Cuidando dos solos: medir, monitorar, manejar”, escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a campanha deste ano, o evento promoverá o debate sobre temáticas contemporâneas com as quais o solo está estritamente relacionado, como neutralização de carbono e combate aos efeitos das mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional e saúde única.
A pesquisadora Beata Emoke Madari, da Embrapa Arroz e Feijão (GO), falará sobre a iniciativa internacional 4 por 1000, solos em prol do clima e da segurança alimentar, lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP 21), em Paris. A ação preconiza práticas sustentáveis de manejo do solo para o alcance de uma taxa de crescimento anual de 0,4% (4/1000) das reservas de carbono do solo, por meio do acúmulo de matéria orgânica, o que reduziria significativamente a concentração de dióxido de carbônico na atmosfera, ajudando a reduzir o impacto das alterações climáticas.
Lucia Helena Cunha dos Anjos, professora do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), dará detalhes sobre o papel do Painel Técnico Intergovernamental de Solos (ITPS) da Aliança Mundial para o Solo da FAO, no qual é a atual representante do Brasil. O ITPS, composto por 27 especialistas em solos de todas as regiões do mundo, discute questões de manejo, biodiversidade e poluição dos solos, fornecendo aconselhamento científico e técnico e orientação sobre questões globais de solo à Parceria Global dos Solos (GSP) e a instituições globais e regionais.
O último painel do evento discutirá a saúde única e sua relação com os solos, com a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves (SC) Janice Reis Ciacci Zanella. Os termos Saúde Única e Uma Só Saúde são traduções equivalentes para a expressão em inglês “One Health”, que foi apresentada no plano de ação conjunto elaborado no âmbito da Aliança Quadripartite (OMS-OMSA-FAO-PNUMA) para enfrentar as ameaças das crises sanitárias e climáticas à saúde dos seres humanos, dos animais, das plantas e do ambiente. Nesse contexto, ressaltam os especialistas, a saúde dos solos é fundamental para que seja promovida a saúde das plantas, dos animais e dos seres humanos.
“O solo é o fundamento da sociedade. As três visões que traremos ao evento estão muito ligadas com nossa contemporaneidade, são pontos que trazem a atualidade da importância do solo no contexto da ciência e da tecnologia”, explica Daniel Vidal Pérez, chefe geral da Embrapa Solos, que fará a abertura do evento no auditório do centro de pesquisa, no Rio de Janeiro.
Fonte: Embrapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587