A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura no Centro-Oeste, e o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) apresentaram o requerimento 4595/2024, que propõe a criação de uma comissão externa para investigar o Carrefour no Brasil. O objetivo da comissão é avaliar denúncias relacionadas à atuação da rede de supermercados no país.
O pedido ocorre em meio à recente declaração do CEO do Carrefour, que anunciou a suspensão da comercialização de carne do Brasil e de outros países do Mercosul. A decisão gerou reações no setor agropecuário brasileiro, que destacou o reconhecimento internacional da carne brasileira pelos seus padrões de qualidade e segurança alimentar.
Marussa Boldrin afirmou que empresas brasileiras cumprem rigorosos controles sanitários e ambientais, certificados por organizações internacionais. Segundo ela, restringir a importação de produtos com base em argumentos desatualizados ignora os esforços do setor para atender às exigências globais de sustentabilidade e qualidade.
A deputada também mencionou episódios anteriores envolvendo a rede francesa, ligados a denúncias de violações ambientais, trabalhistas e raciais. Sobre a decisão do Carrefour, ela destacou a longa história de comércio de carne entre Brasil e França, sugerindo que medidas protecionistas europeias impactam negativamente os produtores brasileiros.
Reações no mercado
Em resposta ao anúncio do Carrefour, frigoríficos brasileiros como JBS, Marfrig e Masterboi suspenderam o fornecimento de carne à rede de supermercados. Essa decisão reflete a insatisfação do setor agropecuário com a política adotada pela empresa francesa em relação à carne do Mercosul.
A criação da comissão externa ainda depende da aprovação do requerimento pela Câmara dos Deputados. Caso aprovada, a comissão poderá investigar as práticas e condutas da rede no Brasil, bem como o impacto de suas decisões comerciais para os setores produtivos nacionais.
*Com informações da Assessoria da deputada Federal Marussa Boldrin
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587