Representantes do Inmetro participaram de uma série de oficinas promovidas pela Secretaria de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizadas no Sebrae-Brasília. O evento aconteceu em julho e reuniu especialistas e representantes do setor para discutir os requisitos e critérios iniciais do Programa Selo Verde Brasil.
A chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos (Divet), Alessandra Weyandt, foi a responsável por apresentar os serviços de avaliação da conformidade regulamentados pelo Inmetro, destacando a importância desses serviços para assegurar a qualidade e a sustentabilidade dos produtos no mercado brasileiro.
“Estamos entusiasmados em contribuir para a construção do Selo Verde Brasil, que é uma importante iniciativa em prol da sustentabilidade e aumento da competitividade dos produtos brasileiros, inclusive no mercado externo, que forem produzidos em acordo com esses critérios”, afirmou Weyandt.
Também estiveram presentes Adriana Paiva, da Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional (Dplan); Ricardo Fermam, da Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre); Luciene Balottin, da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci); e Rogério Corrêa, pesquisador da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint), que fez uma apresentação destacando a Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade, mantida pela Caint. Esses profissionais foram responsáveis por apresentar e debater as contribuições do Instituto no contexto da criação dos Comitês Gestor e Consultivo do programa.
Adriana Paiva ressaltou a importância do Inmetro na oferta de infraestrutura da qualidade necessária para a implementação do Programa Selo Verde Brasil.
“O Inmetro é um ator central para a construção deste programa, fundamental para o fortalecimento da indústria nacional com foco na sustentabilidade”, afirmou Paiva.
Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, “A participação do Inmetro reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a preservação ambiental e o crescimento econômico sustentável no Brasil.”
Fonte: Inmetro