A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quarta (17), com representantes da Bulog Public Corporation, que integra a delegação do Ministério das Estatais e da Agência Nacional de Logística do país asiático, que está no Brasil para tratar de estratégias de colaboração visando o avanço do setor agrícola em ambos os países.
A reunião destacou as semelhanças e desafios enfrentados pelas duas nações, especialmente em relação à assistência técnica e à organização dos produtores. Os representantes da Bulog vieram ao Brasil com o objetivo de construir um programa de alimentação voltado à população da Indonésia.
O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, apresentou a estrutura e a atuação da entidade como representante dos produtores rurais brasileiros. Ele também falou sobre o papel dos sindicatos, federações, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto CNA, além de pontuar os desafios do setor agropecuário brasileiro.
A assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, destacou o trabalho da Confederação na defesa dos interesses dos produtores brasileiros no exterior.
“Isso inclui participação em feiras internacionais, estudos de mercado e negociações sobre barreiras sanitárias e tarifárias. Também temos grandes desafios a serem enfrentados”, disse.
Os representantes da Bulog expressaram suas dificuldades em centralizar lideranças e fornecer assistência técnica eficiente aos produtores da Indonésia. Eles compartilharam sua experiência na Indonésia, onde a estatal compra insumos a preços reduzidos para fornecer aos produtores, mas enfrenta desafios na eficiente distribuição e uso desses produtos.
“A Indonésia é um parceiro estratégico para o Brasil nas relações internacionais, especialmente devido à complementaridade de suas vastas áreas de florestas tropicais e produção agropecuária”, explicou Elena.
Fonte: CNA