A segurança alimentar no Brasil e no mundo está cada vez mais em foco, e um dos pilares fundamentais para garantir a produção de alimentos em larga escala é a mineração. Para entender essa conexão vital, o Ministério de Minas e Energia (MME) lança, a partir desta segunda-feira (4), a série “Da Mineração à Mesa”. A iniciativa visa esclarecer como a mineração impacta a produção de alimentos e a segurança alimentar global.
“Os recursos minerais são fundamentais para a segurança da alimentação global. A mineração deve ser reconhecida pelo seu impacto direto na agricultura e pelo seu benefício junto à produção de fertilizantes que sustentam a agricultura moderna e garantem o alimento que chega à mesa de milhões de pessoas em todo o mundo”, ressalta o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Embora muitas vezes não reconhecida, a mineração é essencial para a produção de fertilizantes, que são indispensáveis para cultivar alimentos em grande escala. O processo de produção de fertilizantes começa com a extração de minerais. Os insumos minerais necessários, como fontes de fósforo (P) e de potássio (K), são extraídos de minas a céu aberto ou subterrâneas. O processo de mineração envolve a remoção do minério da crosta terrestre, que é então transportado para instalações de processamento.
No processamento, o minério é triturado, moído e beneficiado para concentrar os minerais desejados e remover impurezas. Esses minérios são então transformados em compostos químicos para aplicação como fertilizantes ou em misturas como os fertilizantes NPK, que combinam nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), nutrientes cruciais para o crescimento das plantas. Esses fertilizantes são aplicados nas lavouras para melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade das culturas.
Quando bem aplicados, esses produtos resultam em plantações mais saudáveis e produtivas, o que é vital para atender à crescente demanda por alimentos em um mundo com uma população em expansão. A qualidade dos alimentos que chegam às mesas depende diretamente da eficiência da mineração.
O MME desempenha um papel fundamental em coordenar e desenvolver o setor mineral no Brasil, garantindo que a extração e o processamento de minerais sejam feitos de forma sustentável, segura e eficiente. Por meio de suas iniciativas, o Ministério assegura que a produção de fertilizantes seja estável e que a segurança alimentar do país seja mantida.
Entender a importância da mineração é essencial para reconhecer como ela contribui para a disponibilidade e qualidade dos alimentos que são consumidos, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.
Fonte: Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587