O controle do bicho-furão, uma praga que compromete a sanidade dos pomares, conta agora com uma nova aliada: uma armadilha mais resistente e eficiente, desenvolvida pelo Fundecitrus em parceria com instituições de pesquisa e uma empresa especializada. A novidade vem fortalecer o combate a essa praga, que representa uma ameaça constante para produtores, especialmente nos períodos de aumento populacional da espécie.
O bicho-furão, que afeta principalmente as plantas em fase de acasalamento, pode ser controlado com o uso de inseticidas químicos e biológicos, além de reguladores de crescimento. No entanto, o monitoramento constante é essencial para que o manejo seja eficaz. A nova geração de armadilhas, desenvolvida a partir de uma parceria entre o Fundecitrus, Esalq/USP, Universidade Federal de Viçosa e a Universidade da Califórnia, promete aprimorar esse monitoramento. Esse dispositivo utiliza feromônio sexual, uma substância química que atrai os machos da mariposa, facilitando o controle de sua reprodução nos pomares.
A nova armadilha, desenvolvida pelo pesquisador Haroldo Volpe e pelo engenheiro-agrônomo Renato de Freitas, foi projetada para ser mais robusta e durável, resistindo às chuvas e evitando a perda de dados do histórico de monitoramento, essencial para decisões de controle de pragas semanais.
“Antes, a armadilha se deteriorava com a chuva, e isso prejudicava a análise. Agora, temos um produto de alta qualidade que garante efetividade no campo”, explica Volpe.
Cada armadilha cobre uma área de aproximadamente 10 hectares (de 3 mil a 3,5 mil plantas), sendo recomendada a instalação de uma unidade a cada 350 metros, no topo das copas das árvores, onde ocorre o acasalamento do bicho-furão. O dispositivo deve ser trocado a cada 30 dias para manter a eficácia do feromônio.
“Nós já contávamos com uma ferramenta de alta tecnologia para monitoramento do inseto, mas essa armadilha se deteriorava com a chuva. Então, a gente perdia o histórico do monitoramento e a tomada de decisão de controlar ou não a praga naquela semana. O produto, agora, tem muita qualidade e garante uma boa efetividade no campo”, explica.
Para garantir a correta instalação, a nova armadilha conta com orientações claras e ilustrações detalhadas, que facilitam a montagem correta pelo usuário final, minimizando problemas técnicos. Com essa inovação, o combate ao bicho-furão promete ser mais eficiente e seguro, beneficiando os pomares brasileiros e reforçando a importância do investimento em pesquisa no setor agrícola.
Com informações da Fundecitrus
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587