O Brasil é o país com maior rebanho de búfalos do ocidente e cada vez mais aumenta a procura por carne e leite desse animal.
Os búfalos são originários da Índia, os primeiros foram importados para o Brasil em 1895 e chegaram pelo Pará, que tem, hoje, o maior rebanho do país.
O Agromais conheceu a criação do produtor Luciano Nunes, localizada no Distrito Federal. Segundo o produtor, ele conheceu o animal através de um amigo e gostou.
“É muito rústico, muito dócil. Comecei a fazer queijo, aí tinha uma demanda maior por leite lá, acabava sobrando, um amigo pedia e acabou virando essa queijaria”, comenta Luciano.
Luciano cria a raça Murrah, que são menores no porte, tem chifres enrolados e são considerados bons para a produção de leite. O rebanho dele conta com 400 animais no pasto e na queijaria, faz 80 quilos de queijo por dia.
Uma búfala na propriedade de Nunes produz em média 6 litros de leite por dia, bem menos que uma vaca comum, que pode produzir até 30 litros, mas essa diferença de produtividade é compensada no rendimento, que no caso do queijo chega a ser o dobro e é compensada, também, pelo preço do mercado, que é de 40 a 50% a mais que o bovino.
Outros diferenciais que os criadores defendem são, por exemplo, menos colesterol no queijo, mais cálcio, vitaminas e minerais. Assim como a carne, que tem menos gordura e calorias.
O abate não é a principal produção do Luciano, mas ele conhece bem.
“É muito saborosa, é muito parecida carne bovina. Não dá nem para perceber que é búfalo do que que é bovino é muito mais nutritiva, muito superior em termos de nutrição”, afirma Luciano.
Mineiro da Serra da Canastra, Nunes faz até pão de queijo de búfala e recomenda outros produtores a investirem na criação: “Eu acho que é uma boa opção, é uma opção que principalmente para quem vai começar a vender ali, fazer um queijinho igual eu comecei, eu acho que é uma opção boa.”
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587