O estado de São Paulo será o local da primeira planta industrial de produção de combustível de aviação sustentável (SAF), que será fabricado a partir de biogás de resíduos de biomassa do setor sucroenergético. Este projeto inovador surge em parceria entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha e a empresa Geo Bio Gas & Carbon, com a execução financiada pela agência alemã Giz.
O estudo que embasou a escolha de São Paulo foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em colaboração com a Giz. O levantamento destacou o potencial do estado para se tornar um hub de produção de SAF, devido à abundância de recursos energéticos renováveis, uma infraestrutura robusta e a demanda crescente por combustíveis menos poluentes. Natália Resende, secretária da Semil, ressalta que o projeto está alinhado com as metas estaduais de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, mencionando que São Paulo oferece uma matriz elétrica renovável e condições únicas para atrair esse tipo de iniciativa.
Com um prazo de três anos para a conclusão, o projeto receberá um investimento de 7,8 milhões de euros, dos quais 1,5 milhão virá de recursos públicos da Alemanha. Além disso, conta com o apoio de importantes parceiros como a Copersucar e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A expectativa é que, a partir de 2025, a planta produza cerca de 750 litros diários de SAF, combustível que poderá ser misturado ao querosene de aviação (QAV), reduzindo significativamente a pegada de carbono no setor aéreo.
Este avanço representa um marco importante no caminho para um transporte aéreo mais sustentável no Brasil, com potencial de beneficiar não apenas o estado de São Paulo, mas também contribuir globalmente para a redução das emissões de carbono.
Fonte: Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587