O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou nesta sexta-feira (11) o cenário de risco geo-hidrológico para diversas regiões do Brasil, com foco em áreas das regiões Sul e Sudeste, que estão sob alerta para eventos de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.
Risco Hidrológico
Na Região Sul, o risco hidrológico é considerado alto na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, devido aos elevados volumes de chuva acumulados nas últimas 24 horas. A previsão de pancadas de chuva adicionais eleva a chance de alagamentos urbanos e inundações em rios e córregos, especialmente em áreas com drenagem inadequada.
Além disso, há risco moderado em outras áreas de Santa Catarina, como o Vale do Itajaí, e em regiões do Paraná e Rio Grande do Sul. Nessas áreas, os acumulados de chuva e novas precipitações podem causar inundações pontuais e alagamentos.
Movimentos de Massa
O Cemaden também alerta para o alto risco de movimentos de massa em Santa Catarina, especialmente na Grande Florianópolis e regiões próximas, onde as condições do solo e os acumulados de chuva dos últimos dias favorecem deslizamentos de terra. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, o risco é moderado, com possibilidade de deslizamentos localizados.
No Sudeste, áreas como o Vale do Paraíba Paulista (SP), Sul Fluminense (RJ), Zona da Mata (MG) e a região Metropolitana de Belo Horizonte também estão sob risco moderado de deslizamentos de terra, impulsionados pelas chuvas previstas para o dia.
Medidas de Prevenção
O Cemaden recomenda que os moradores de áreas vulneráveis fiquem atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações das autoridades locais. Em áreas com risco de deslizamentos e inundações, é fundamental tomar precauções e estar preparado para evacuar, se necessário.
Com informações do Cemaden
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587