O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, anunciou sua exoneração a pedido, que será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4).
Perosa, que chegou a substituir Carlos Fávaro no comando do Mapa, devido à ausência do ministro, em setembro, deixa a secretaria, após 21 meses de atuação e cumprirá a quarentena exigida por lei, antes de assumir uma possível posição no mercado privado. Segundo o ex-secretário, uma decisão sobre sua carreira futura deverá ser tomada, em janeiro de 2025.
Em sua declaração oficial, ele expressou “sentimento de dever cumprido” e destacou os marcos alcançados durante sua gestão. Entre as realizações mencionadas, Perosa enfatizou a abertura de 248 novos mercados em 60 países e um aumento significativo nas exportações, consolidando o agronegócio brasileiro no cenário global.
Ele também destacou a ampliação em 40% do número de adidâncias em países estratégicos, reforçando a presença internacional do Brasil e criando novas oportunidades para o setor. Perosa ainda mencionou a coordenação do Brasil no G20, que resultou na maior participação de ministros e países já registrada, além da conquista de uma declaração consensual, considerada um avanço significativo para a agricultura mundial.
O secretário detalhou suas atividades, que incluíram cerca de 60 missões em 41 países, reuniões bilaterais e negociações internacionais. Ele agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao vice-presidente Geraldo Alckmin pelo apoio recebido, assim como ao ministro Carlos Fávaro, por sua confiança e suporte.
Perosa também reconheceu a colaboração do Ministério das Relações Exteriores e da Apex Brasil, além do engajamento das secretarias e servidores do Ministério da Agricultura, que contribuíram para o alcance das metas estabelecidas. Em sua despedida, ele expressou gratidão aos parceiros do setor e às associações pela postura colaborativa em prol do agronegócio.
Ao finalizar sua declaração, Perosa afirmou que leva consigo a convicção de que contribuiu positivamente para o Brasil, e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário.
Por Cristiane Ferreira
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587