O governo do Tocantins, em parceria com o Ministério dos Transportes, a Rumo Logística e a CHS Agronegócio, inaugurou nesta terça-feira (10) o Terminal Rodoferroviário de Alvorada, localizado no sul do estado. O investimento, realizado pela concessionária Rumo em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS, foi de R$ 100 milhões. A nova estrutura, com capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, o que representa um avanço estratégico na infraestrutura logística do Brasil, especialmente para o escoamento da produção agrícola. O terminal está conectado à Ferrovia Norte-Sul, ligando o Tocantins ao Porto de Santos, em São Paulo, e integrando quatro das cinco regiões do país.
A obra gerou 150 empregos diretos durante sua construção e, para a operação, serão contratados 65 profissionais. Além de estimular o crescimento do agronegócio local, o terminal representa uma nova alternativa logística para os produtores da região, reduzindo os custos com frete e aumentando a competitividade no mercado internacional. O empreendimento foi instalado em uma área de 70 hectarese e conta com uma pista ferroviária que permite o carregamento de até 12 vagões por hora e 2 composições diárias, com milho e soja, além de 120 caminhões por dia. O terminal também tem um armazém com capacidade para 75 mil toneladas de grãos, estrutura para secagem e padronização das cargas.
Durante a inauguração do complexo, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou a importância do terminal para o crescimento econômico do Tocantins, destacando o papel das parcerias público-privadas. “Esta é uma obra muito importante para o país e também para o Tocantins. Vamos continuar alinhando parcerias com o governo federal e a iniciativa privada, sempre buscando o bem da nossa população”, afirmou.
Com a conclusão do terminal de Alvorada, o Tocantins se consolida como um importante hub logístico no Brasil, atraindo fluxos de carga de estados vizinhos, como o oeste da Bahia e o leste do Mato Grosso. O vice-presidente de negócios agrícolas da CHS, Horácio Ackermann, destacou o impacto nacional do projeto. “Estamos em um ponto estratégico, e com a conclusão deste terminal, estamos levando o agronegócio do Brasil para outro patamar”, declarou.
O terminal de Alvorada reforça o papel da Ferrovia Norte-Sul, considerada a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, e representa um passo significativo para melhorar a competitividade do país no cenário global, ao promover o transporte eficiente e de baixo custo da produção agrícola.
Fonte: Governo/ TO
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587