A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)divulgou uma nota, nesta terça-feira (27), na qual afirma que irá criar uma ação coordenada em prol da aprovação de projetos que possam endurecer as punições para pessoas que iniciarem incêndios criminosos, com foco voltado especialmente para aqueles que causarem devastação de plantações e áreas naturais.
Segundo o texto, o grupo quer trabalhar pelo enfrentamento dos danos causados pelas queimadas e no incentivo à conscientização da população em relação à situação.
Leia a íntegra da nota, abaixo:
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reforça seu compromisso com a proteção das florestas e demais tipos de vegetação no Brasil, anunciando uma ação coordenada para aprovar projetos de lei que endureçam as punições para crimes de incêndio criminoso, especialmente aqueles que devastam plantações e áreas naturais.
- Os projetos de lei 3304/24, 3311/24, 3300/24 e 3299/24 contam com o apoio integral da FPA, e visam enfrentar de maneira firme os crimes que têm causado prejuízos significativos ao setor agropecuário, superando a marca de R$ 1 bilhão em danos em alguns estados.
- Neste momento crítico, é fundamental intensificar a conscientização da população, tanto rural quanto urbana, sobre os riscos do clima seco e as graves consequências do uso inadequado do fogo.
- A FPA defende a necessidade de um plano de ação estruturado pelo Executivo Federal, em parceria com os Estados e Municípios, para enfrentar essa questão de forma imediata e eficaz. Foram mais de 200 dias de paralisação de servidores do Ministério do Meio Ambiente, mesmo com a previsão dos alertas de incêndios feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
- Convocamos a imprensa a desempenhar um papel crucial na cobrança de ações concretas por parte dos diversos atores políticos, evitando narrativas distorcidas e assegurando a responsabilização dos verdadeiros culpados pelos incêndios criminosos que têm assolado o país de maneira alarmante.
A FPA reforça que nenhum produtor rural trabalha para queimar o que produz.
Com informações da FPA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587