O Governo Federal atua para reabrir o mercado de pescados brasileiros para a União Europeia e Reino Unido. Foi o que afirmou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante participação no programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (21), transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O Brasil não fornece pescado para esses dois mercados desde 2018, devido à não adesão às normas na cadeia primária da pesca. Para o ministro, a reabertura é estratégica.
“Primeiro, porque são grandes mercados consumidores, mas também porque é deles que vêm o selo sanitário de maior rigor. Portanto, é possível dizer que quem fornece para o Reino Unido, quem fornece para a Europa, fornece para o mundo inteiro. A gente precisa destacar que no governo do presidente Lula isso tem sido uma prioridade. Todos os dias recebemos notícias muito positivas de novos mercados que as fontes de proteína desbravam. A pesca não é diferente”
“Nós estamos muito otimistas de que isso possa voltar a acontecer, porque existem tratativas que avançam. Estamos na expectativa de receber visita dos órgãos sanitários do continente europeu, e isso é fundamental para a que a gente possa ter esse objetivo atendido”, explicou o ministro
Ressaltando o trabalho junto com o Ministério da Agricultura e Pecuária para a abertura de mercados, André de Paula informou que atualmente o Brasil exporta pescado para 90 países, destacando a abertura recente de exportações para a Índia e Cingapura. O ministro citou também as vendas de lagosta, tilápia e camarão para os Estados Unidos.
“Além de trabalhar muito para que a gente possa ampliar a nossa produção, nós queremos trabalhar também para que o nosso pescado possa ser cada vez mais valorizado pelos mercados internacionais. E aí não é tanto uma questão de quantidade, mas uma questão de agregar valor às nossas exportações. Isso tem um impacto econômico muito importante no setor e é por isso que é uma prioridade”, disse André de Paula.
Fonte: Agência Gov
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587