A Confederação Nacional da Agricultura e as federações estaduais de agricultura realizam a 3ª edição do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, em cinco estados brasileiros, para apresentar os custos da produção agropecuária e discutir os desafios econômicos enfrentados em diversas atividades.
Nos meses de agosto e setembro, as cidades de Curitiba (PR), Chapadão do Sul (MS), Juazeiro (BA), Cacoal (RO) e Uberlândia (MG) receberão os encontros, que terão como foco o aumento da eficiência produtiva e a ampliação da rentabilidade das atividades.
No circuito da região Sul serão abordadas atividades agrícolas e pecuárias; no Centro-Oeste cana-de-açúcar e grãos; no Nordeste a fruticultura, no Norte a cafeicultura e na região Sudeste os produtores discutirão sobre a pecuária de leite e grãos.
“Este ano ampliamos o número de levantamentos realizados, sendo o ano com maior número de painéis desde o início de projeto em 2007. Também aumentamos a abrangência de atividades para que mais produtores de diversas cadeias tenham possibilidade de participar dos eventos”, afirmou a assessora técnica da CNA, Larissa Mouro.
Em 2024, o projeto Campo Futuro promoveu 155 painéis em 20 estados nas cinco regiões brasileiras. Mais de 1,5 mil produtores, técnicos de campo e pessoas envolvidas no agro participaram dos levantamentos de custos de produção.
A assessora Larissa Mouro destacou que o circuito de resultados é uma oportunidade para se debater a análise de risco das atividades, mercado, comércio internacional, principais itens de desembolso do produtor, indicadores técnicos e econômicos, além das perspectivas de preços de insumos.
“Em 2023, no evento do cacau, os produtores conheceram novas técnicas de manejo para o aumento de produtividade a campo, discutiram a viabilidade da utilização do cacau para reflorestamento e analisaram os custos de produção da atividade com foco na ampliação das margens”, disse.
Para ela, os circuitos também são importantes para conectar produtores a soluções para o campo. “Em um dos eventos, startups apresentaram inovações que podem ser utilizadas no campo para aumentar a eficiência produtiva, melhorar a gestão da atividade e trazer maior retorno econômico aos produtores”, explicou Larissa.
Sobre o Projeto Campo Futuro – Desenvolvido pela CNA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa, o projeto Campo Futuro realiza um detalhado levantamento dos custos de produção agropecuária.
Os eventos que coletam essas informações, conhecidos como painéis, reúnem uma diversidade de participantes, incluindo produtores rurais, cooperativas, associações, técnicos, e representantes de sindicatos e federações estaduais de agricultura.
Confira o calendário dos eventos:
26/08 – Região Sul: Pecuária e Agrícola/Curitiba (PR)
31/08 – Região Centro-Oeste: Cana e Grãos/Chapadão do Sul (MS)
03/09 – Região Nordeste: Fruticultura/Juazeiro (BA)
17/09 – Região Norte: Café/Cacoal (RO)
18/09 – Região Sudeste: Leite e Grãos/Uberlândia (MG)
Fonte: CNA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587