A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, na segunda-feira (12), a pesquisa Perfil de Comércio e Investimentos Índia, que destaca as crescentes oportunidades comerciais entre Brasil e Índia, e revelando novos caminhos para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais.
Com uma população de 1,4 bilhão de pessoas e a quinta maior economia do mundo, a Índia tem se consolidado como um dos principais destinos para as exportações brasileiras. Entre 2003 e 2023, o país asiático avançou de 26º para 13º maior destino das exportações do Brasil, refletindo um crescimento médio anual das exportações para a Índia de 14,3% superior ao crescimento das exportações brasileiras para o mundo, de 11,3% no mesmo período.
Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia chegaram a US$ 4,7 bilhões, com destaque para as vendas de gorduras e óleos vegetais, açúcares e melaços e óleos brutos. Existe, no entanto, o desafio de diversificar a pauta exportadora brasileira, já que os três principais produtos correspondem a 66,8% das exportações.
O estudo da ApexBrasil aponta 387 oportunidades comerciais para produtos brasileiros no mercado indiano. Essas oportunidades abrangem setores estratégicos, como combustíveis minerais, matérias-primas, máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, artigos manufaturados e alimentos.
Além disso, a ApexBrasil possui nove projetos setoriais focados na Índia, nos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, moda e saúde, os quais visam diversificar e aumentar a presença brasileira no mercado indiano.
Investimentos
No campo dos investimentos, o estudo revela que o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da Índia no Brasil atingiu US$ 3 bilhões em 2022, o maior valor registrado na série histórica. Apesar desse crescimento, o Brasil ainda não é um dos principais destinos de investimentos indianos, mas o aumento continuado indica um potencial significativo para os próximos anos.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587