O treinamento em operação de drones para fiscalização na Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve alcançar, até o fim deste ano, mais de mil alunos capacitados. A iniciativa, lançada em 2023 pela Divisão de Aviação Agrícola do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, com apoio da Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP), já formou cerca de 850 pessoas e se consolidou como uma das principais ações de inovação tecnológica da pasta.
O curso, que começou voltado a servidores, hoje é aberto também a outros órgãos públicos e à população, por meio da Escola Nacional do Agronegócio (Enagro). O treinamento foi um dos finalistas do Prêmio Ceres 2025, que reconhece projetos de destaque dentro do Mapa pelo impacto, eficiência e contribuição à gestão pública.
Além de aprimorar a fiscalização, o uso de drones tem impulsionado o domínio de novas ferramentas digitais. Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária em São Paulo, Estanislau Steck, a iniciativa introduziu um modelo inédito de capacitação no ministério. “O projeto trouxe um princípio inovador, pois ainda não havia conhecimento voltado ao uso de drones na fiscalização. A tecnologia passou a apoiar atividades de campo com precisão, segurança, registro e transparência”, afirmou.
O recurso tem sido aplicado em diferentes áreas da Defesa Agropecuária, como inspeção de fertilizantes e agrotóxicos, monitoramento de pragas, fiscalização de campos de sementes e auditoria em propriedades de produção orgânica. As imagens captadas pelos drones também auxiliam na formação de provas materiais em processos administrativos.
O curso combina aulas teóricas e práticas, com certificação emitida pela Enagro. As primeiras turmas foram realizadas em Campinas e Botucatu (SP), com 102 servidores selecionados. Desde então, o projeto cresceu e formou multiplicadores de conteúdo em várias regiões do país.
O resultado final do Prêmio Ceres 2025 será divulgado no próximo dia 20. Treze iniciativas concorrem à premiação, que inclui certificado funcional assinado pelo ministro, troféu ou medalha, inscrição em evento de capacitação e divulgação nos canais oficiais do Mapa.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
