A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou, nesta sexta-feira (26), uma nota na qual afirma acreditar que a notificação enviada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) fará com que as exportações da carne de frango retornem ao seu fluxo normal.
A pasta informou a OMSA a respeito da conclusão do caso da Doença de Newcastle e sua classificação como isolado. A detecção da enfermidade em um animal de uma granja de corte no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, alarmou o governo brasileiro, que aplicou um auto-embargo na comercialização externa da carne de frango, enquanto um grupo de trabalho avaliava se algum outro caso de infecção pela DDN seria identificado.
Com a conclusão dos trabalhos sem que tenha havido qualquer outra incidência da doença, o Mapa fez a comunicação à organização, para que as exportações possam ser integralmente retomadas sem maiores prejuízos para o mercado avícola brasileiro.
Leia a íntegra da nota divulgada pela ABPA:
POSICIONAMENTO SETORIAL
São Paulo, 26 de julho de 2024 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) acredita que o restabelecimento integral do fluxo das exportações de carne de frango do Brasil será agilizado após a notificação feita pelo Ministério da Agricultura à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), sobre a conclusão do caso isolado de Doença de Newcastle notificada no município de Anta Gorda (RS).
Embora boa parte do fluxo sob suspensão esteja sendo assimilado por outros mercados importadores, a ABPA acredita que a notificação à OMSA (e o esperado restabelecimento status de livre da doença), bem como a alteração do status de autossuspensão e da área e abrangência sob monitoramento devem acelerar as negociações com os mercados importadores.
Dentro destes avanços, a ABPA ressalta o trabalho fundamental realizado pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, bem como pelos Secretários Carlos Goulart, Roberto Perosa e suas equipes, para a otimização da solução do problema.
A situação, como se mostrou pelos resultados das amostras coletadas, foi pontual. A rapidez e a transparência das ações, neste contexto, ajudam a reforçar a elevada biosseguridade que trouxeram o Brasil à liderança global das exportações de carne de frango.
Da redação
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587