O Tocantins reduziu em 27,7% os focos de queimadas e em 28,7% a área queimada entre janeiro e julho de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), foram divulgados no Boletim Mensal do Fogo nº 9/2025, com base em levantamentos do Inpe e do MapBiomas.
O resultado é atribuído às ações estratégicas do Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2025, que recebeu R$ 17,2 milhões em investimentos. O plano, desenvolvido em parceria entre a Semarh, o Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está estruturado em três eixos: prevenção, monitoramento e combate. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta, reduzir os riscos e intensificar a responsabilização por crimes ambientais.
Além disso, em agosto, o governo estadual firmou contrato de R$ 45 milhões com o BNDES, via Fundo Amazônia, para fortalecer o Corpo de Bombeiros. Segundo o governador Wanderlei Barbosa, o resultado demonstra que planejamento e cooperação são fundamentais para reduzir os impactos ambientais.
Entre janeiro e julho deste ano, o Tocantins registrou 3.998 focos de queimadas, contra 5.533 no mesmo período de 2024. A maior parte foi de queimadas não autorizadas, que corresponderam a 54,3% do total. A área queimada caiu de 656,6 mil hectares para 468 mil hectares, sendo 45,1% resultantes de queimadas ilegais.
O programa Foco no Fogo também contribuiu para a redução, com 2.589 ações de educação ambiental realizadas em 59 municípios, atingindo diretamente mais de 15 mil pessoas.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
