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Cecafé aborda a necessidade de trabalho coletivo para superar desafios na logística

by Redação
abril 4, 2025

Dando sequência aos trabalhos que visam encontrar caminhos para mitigar os gargalos logísticos nos portos do país, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, em Brasília (DF), na semana passada, com o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia.

A reunião também contou com a participação do presidente e do vice-presidente do Conselho da entidade, Mauro e Marcelo Sammarco, respectivamente; do diretor Administrativo e Financeiro do IBI, Nicola Margiotta; do gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Terminal Investment Limited (TIL), Eliezer Giroux; e da Relações Governamentais da Mediterranean Shipping Company (MSC), Fernanda Pires.

“Por meio do diálogo, o encontro teve o objetivo de buscar sinergias e parcerias para tratar dos desafios e do esgotamento da infraestrutura portuária no Brasil, que não acompanhou a evolução do agronegócio nacional e vem impactando os embarques de produtos, em especial os que dependem de contêineres, causando elevados índices de atrasos e alterações de escala de navios para exportação, além de frequentes rolagens de carga”, explica Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, que representou o Conselho no encontro.

De acordo com levantamento realizado pela entidade junto aos exportadores associados, um volume de 1,826 milhão de sacas de café – 5.534 contêineres – ficaram armazenadas nos principais portos brasileiros sem conseguir embarque em 2024, o que implica que o Brasil deixou de receber, nos 12 meses do ano passado, US$ 555,62 milhões, ou R$ 3,387 bilhões, como receita cambial.

“Esses entraves na logística dos portos brasileiros causaram um prejuízo portuário de R$ 51,5 milhões aos exportadores de café de junho – quando o Cecafé iniciou o levantamento – a dezembro de 2024 devido a custos extras com armazenagens adicionais, detentions, pré-stacking e antecipação de gates”, revela Heron.

Diante do levantamento apresentado, Povia salientou a importância de o país ter uma pauta de trabalho conjunta, envolvendo as Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e de Portos e Aeroportos (FPPA), com o objetivo de buscar políticas públicas que permitam avançar nos investimentos e dar celeridade aos processos de ampliação da capacidade de infraestrutura, com base em indicadores.

“Através de um trabalho coletivo envolvendo os setores público e privado, com representantes dos poderes Executivo e Legislativo e das entidades de classe, a intenção é discutir as pautas do setor e buscar caminhos que ajudem o país a superar, de fato, esses desafios na logística portuária, de forma que se diminuam os gargalos e se evitem os prejuízos que vêm sendo observados”, conclui o diretor técnico do Cecafé.

 

Fonte: Cecafé

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Tags: agriculturaagricultura familiaragromaisagronegocioagropecuariacafeeconomia
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