A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lidera a participação de 25 empresas brasileiras na Expo ANTAD 2025, o maior e mais importante evento da indústria de alimentos e bebidas do México. A feira acontece entre os dias 25 e 27 de março, em Guadalajara, e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A expectativa da delegação brasileira é fechar negócios na ordem de US$ 75 milhões.
A Expo ANTAD reúne compradores internacionais, importadores, redes de hotéis e restaurantes, comerciantes e representantes do setor de foodservice, com forte presença de empresários da América do Norte e da América Central. Durante o evento, os expositores terão acesso a rodadas de negócios, espaços de degustação e oportunidades para apresentar novos produtos e tecnologias.
Oportunidade para o agronegócio brasileiro
Apesar do crescimento recente das exportações de produtos brasileiros como carne suína, carne de frango, arroz, lácteos e pescado, a participação do Brasil no mercado mexicano ainda é pequena e tem potencial para expansão. O México, que isentou taxas de importação para itens da cesta básica, é considerado um importante hub comercial na América do Norte.
Além da participação na feira, a CNA organiza uma missão empresarial paralela, com seminários, rodadas de negócios e eventos de networking para fortalecer as relações comerciais entre os países.
Brasil e México: parceria econômica em expansão
Em 2024, Brasil e México completaram 190 anos de relações diplomáticas e seguem como as duas maiores economias da América Latina, representando 65% do PIB da região. O México ocupa a quinta posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil.
Em 2023, as exportações brasileiras para o país cresceram 21,6%, atingindo um recorde histórico. Entre os produtos mais exportados estão veículos, soja, açúcares e melaços. Segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, há 447 setores promissores para negócios brasileiros no México, com destaque para máquinas, equipamentos, alimentos e bebidas.
Apesar da queda de 8,26% nas exportações brasileiras para o México em 2024, o país ainda representou 2,31% das exportações totais do Brasil. Enquanto isso, as importações de produtos mexicanos cresceram 10,5% no mesmo período. Em setembro de 2024, Brasil e México firmaram um acordo de colaboração para impulsionar missões comerciais, reforçando o compromisso de ampliar e diversificar os negócios bilaterais.
Com a participação na Expo ANTAD, o Brasil busca consolidar sua presença no mercado mexicano, ampliar as exportações e fortalecer as relações comerciais na América Latina.
Com informações da Apex
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587