O Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou uma variação de 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o trimestre imediatamente anterior, utilizando a série com ajuste sazonal. Embora a Agropecuária (0,4%) e a Indústria (0,8%) tenham apresentado variações positivas, o desempenho do setor de Serviços ficou praticamente estável (0,1%), o que impactou o resultado final da economia, que alcançou R$ 3,2 trilhões em valores correntes.
A Indústria foi o setor que mais cresceu na comparação trimestral, impulsionada pelas Indústrias Extrativas (1,7%), pela Construção (1,3%) e pelas Indústrias de Transformação (0,3%).
No setor de Serviços, apesar da estabilidade geral, alguns segmentos apresentaram bom desempenho. O crescimento foi puxado por Transporte, armazenagem e correio (2,7%), beneficiado pelo escoamento da produção de commodities, e por Informação e comunicação (1,5%). O resultado final do setor foi mitigado pela retração em Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-1,0%).
Pelo lado das despesas, o Consumo do Governo registrou alta de 1,3%, enquanto o Consumo das Famílias ficou quase estável (0,1%), sendo a menor variação desde o primeiro trimestre de 2021.
Crescimento na comparação anual e acumulado
Quando comparado ao mesmo trimestre de 2024, o PIB apresentou um crescimento mais robusto, de 1,8%.
Nesta análise interanual, a Agropecuária liderou o avanço, com alta expressiva de 10,1%, impulsionada por culturas como milho (23,5%), laranja (13,5%) e algodão (10,6%). A Indústria cresceu 1,7% e o setor de Serviços avançou 1,3%.
No acumulado em quatro trimestres, o PIB registrou alta de 2,7%. As três atividades mostraram avanços: Agropecuária (9,6%), Indústria (1,8%) e Serviços (2,2%).
A taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 17,3%, e a taxa de poupança manteve-se em 14,5%.
Com informações do IBGE
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
