O Monitor da Mineração da rede MapBiomas foi retirado do ar pouco tempo após seu lançamento, realizado nesta terça-feira (2), devido à constatação de que os números sobre a irregularidade dos processos minerários no Brasil estavam incorretos. A plataforma passará por ajustes e a expectativa é que seja retomada ainda nesta quarta-feira (3).
Inicialmente, a nova ferramenta de monitoramento informava que 95.740 processos – o equivalente a 37% do total – apresentavam inconsistências. No entanto, o MapBiomas corrigiu os dados, revelando que os números corretos eram bem menores: 22.668 processos, ou 8,8% do total de 257.591 processos registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM).
O coordenador da equipe Mineração do MapBiomas, César Diniz, explicou que o problema foi causado por uma falha de programação na plataforma para interpretação dos dados.
“A falha de contagem foi resultado de um erro lógico na interpretação dos Sinais de Inconsistência Processual”, detalhou Diniz.
O erro fez com que a versão beta 1.0 da plataforma apresentasse um recorte específico de “Autorização de Pesquisa”, no lugar de exibir os dados corretos referentes à “Distribuição dos Processos Minerários por Inconsistência Processual”.
O erro foi identificado rapidamente no mesmo dia do lançamento, levando à imediata retirada da plataforma para reparos. Uma nova versão do Monitor da Mineração, identificada como beta 1.1, será disponibilizada no site da rede de organizações sociais MapBiomas, acompanhada de uma nota informativa que detalhará o problema ocorrido.
Com informações da Ag. Brasil
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
