O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início ao pré-teste do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola nos municípios de Juazeiro e Sobradinho, localizados no Vale do Rio São Francisco, no Norte da Bahia. A escolha da região se deve não apenas à sua importância na fruticultura irrigada, especialmente em Juazeiro, mas também pela presença significativa de produtores quilombolas, extrativistas e comunidades tradicionais, como as de fundo e fecho de pasto.
A operação começou logisticamente na última segunda-feira, dia 1º de dezembro. O dia inaugural foi dedicado à apresentação das equipes e à distribuição do material de coleta, que inclui coletes e tablets. Neste primeiro momento, a equipe realizou o reconhecimento dos setores que seriam coletados, associou os recenseadores ao Sistema de Indicadores Gerenciais da Coleta (SIGC), baixou os mapas necessários e traçou as rotas de trabalho.
Em Juazeiro, a coleta de dados começou de fato na terça-feira, dia 2 de dezembro, com a aplicação de questionários em 80 estabelecimentos rurais. Segundo José Hebert Lucas, assistente de área da Superintendência Estadual do IBGE na Bahia e participante do teste-piloto, o planejamento cuidadoso incluiu uma etapa prévia crucial nas áreas de comunidades tradicionais.
Nos setores que abrigam estabelecimentos de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, e fundo e fecho de pasto, foram realizadas visitas de reconhecimento às lideranças. Nesses casos, a aplicação de questionários de abordagem, que são respondidos antes da coleta de dados principal, visa garantir a metodologia adequada e o engajamento dessas comunidades.
As atividades no município de Sobradinho, que incluem a coleta em comunidades indígenas, serão iniciadas no final de semana. José Hebert expressou otimismo quanto à continuidade do pré-teste. A expectativa é que, a partir desta quarta-feira, dia 3 de dezembro, com a equipe completa e a fase de planejamento concluída, a coleta flua de modo pleno, permitindo que a equipe se aproxime da meta de 200 questionários aplicados por dia.
Com informações do IBGE
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
