Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram farinha parcialmente desengordurada e um concentrado proteico a partir da castanha-do-brasil, apresentando um alto teor nutricional e um futuro promissor no crescente mercado de produtos de origem vegetal. Os estudos indicam que a farinha produzida possui cerca de 60% mais proteína do que a farinha de trigo convencional.
A nova tecnologia já foi aplicada com sucesso na formulação de produtos como hambúrgueres, quibes e proteína texturizada, que podem ser utilizados como substitutos de produtos cárneos. Os testes realizados apontaram uma boa aceitação em termos de sabor, textura e aparência, indicando que a inovação está pronta para avançar para a fase de testes em escala comercial.
O desenvolvimento desses ingredientes ocorreu no Laboratório de Agroindústria da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará. A primeira etapa do trabalho envolveu um estudo aprofundado da matéria-prima. Com sua composição original de aproximadamente 15% de proteína bruta e alto valor energético (751 kcal/100g), a castanha-do-brasil desponta como uma excelente candidata para o mercado de proteínas alternativas.
A iniciativa está alinhada com a busca por maior diversidade de fontes proteicas nacionais e integra o Programa Biomas do The Good Food Institute (GFI) Brasil, contando com o financiamento do Fundo JBS pela Amazônia. Segundo a pesquisadora Ana Vânia Carvalho, da Embrapa, o projeto não só visa a exploração sustentável da biodiversidade brasileira e a geração de emprego e renda, mas também a inserção de novos ingredientes de alto valor para a indústria alimentícia.
Carvalho destaca o papel da castanha-do-brasil como um símbolo da sociobiodiversidade amazônica. A transformação dessa matéria-prima em um produto de alto valor agregado tem o potencial de fortalecer as cadeias produtivas amazônicas, beneficiando pequenos produtores e indústrias regionais.
Com informações da Embrapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
