O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta terça-feira (11), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da reformulação do Programa de Seguro Rural. O encontro teve como objetivo discutir aprimoramentos que tornem o modelo mais acessível, moderno e eficiente diante dos desafios climáticos enfrentados pelo setor agropecuário.
Segundo Fávaro, o seguro rural, apesar de essencial, precisa ser reconstruído para atender às novas realidades do campo.
“O seguro rural é uma ferramenta muito importante, mas que não cumpre mais a sua finalidade no Brasil. As apólices estão cada vez mais caras e as mudanças climáticas são uma realidade que não dá para contestar. Nós estudamos muito durante um ano e viemos apresentar uma proposta para reconstruir o seguro rural no país”, afirmou o ministro.
Entre as propostas discutidas estão a adoção do seguro paramétrico — modelo que utiliza indicadores climáticos, como volume de chuva ou temperatura, para acionar automaticamente as indenizações — e a universalização do acesso ao seguro rural. A expectativa é que as medidas reduzam as perdas provocadas por eventos climáticos extremos e diminuam a necessidade de renegociações de dívidas agrícolas.
“Trouxemos algo muito factível, que ainda precisa ser aperfeiçoado e debatido em outras instâncias do governo. Nosso objetivo é deixar como legado um novo modelo de seguro agrícola para o Brasil”, reforçou Fávaro.
Também participaram da reunião os assessores especiais do Mapa, Carlos Augustin e Pedro Machado; o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos; o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; e o diretor de Gestão de Riscos, Diego Melo.
A proposta faz parte da estratégia do governo para ampliar os instrumentos de proteção e estabilidade da renda no campo, em um cenário de crescente impacto das mudanças climáticas sobre a produção agrícola nacional.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
