O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sebrae lançaram nesta quarta-feira (29), em Porto Velho (RO), o programa Agentes Locais de Inovação para Cooperativas (Alicoop). A iniciativa vai beneficiar 50 cooperativas que atuam nas cadeias produtivas do babaçu, castanha-do-Brasil, açaí e cupuaçu na Amazônia Legal ao longo dos próximos quatro anos.
Durante o lançamento, realizado no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Julia Cruz, destacou o papel estratégico da iniciativa.
“Com o fortalecimento do cooperativismo, traremos inovações sustentáveis capazes de impulsionar a bioeconomia amazônica, dando protagonismo para comunidades locais”, afirmou.
Resultado de um acordo de cooperação técnica entre o MDIC e o Sebrae, o Alicoop tem como objetivo promover inovação gerencial, sustentabilidade e acesso a novos mercados para as cooperativas participantes. O programa também integra o projeto Coop + Produtiva – Coopera Amazônia, realizado em parceria com o Fundo Amazônia/BNDES.
Na primeira etapa, 27 cooperativas de Rondônia, Maranhão e Pará serão acompanhadas por Agentes Locais de Inovação (ALIs) durante 12 meses. O trabalho inclui diagnósticos participativos, aprimoramento da gestão e implementação de soluções adaptadas às realidades de agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais.
O projeto piloto recebeu 171 inscrições, mais de 50 delas em Rondônia, estado que se destacou pelo alto engajamento. A iniciativa já começa a gerar impacto direto na vida dos participantes. Um exemplo é Rafael Barbosa, que colhia açaí na infância, na Ilha do Marajó, para vender a atravessadores. Hoje, atua como agente de inovação na região de Santarém.
“Eu sei o que é a colheita de açaí, ainda tenho amigos e irmãos nessa produção, e hoje sou o fator de mudança e de transformação dessa realidade com o ALI Coop”, relatou durante o evento.
Com informações do MDIC
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
