Os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul seguem em trajetória de queda, acumulando 12 semanas consecutivas de desvalorização, segundo dados do Cepea. Entre 20 e 24 de outubro, o Indicador CEPEA/IRGA-RS, que considera produto com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, ficou mais de 10% abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo, de R$ 63,64 por saca de 50 quilos para o Tipo 1 50/10.
Diante da pressão sobre as cotações, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a realização de leilões dos programas de Aquisição do Governo Federal (AGF), de Escoamento da Produção (PEP) e de Prêmio de Escoamento ao Produtor (Pepro), com o objetivo de sustentar o valor pago aos produtores e equilibrar a oferta.
Pesquisadores do Cepea destacam que o simples anúncio das medidas já provocou reação no mercado, com produtores reduzindo a oferta à espera de uma recuperação dos preços. No entanto, compradores relatam ainda ter estoques elevados e demonstram pouco interesse em novas aquisições, especialmente diante da queda nos valores do arroz beneficiado.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587