O Brasil e a Indonésia assinaram um acordo de cooperação em medidas sanitárias, fitossanitárias e certificação, com o objetivo de fortalecer o comércio de produtos agropecuários entre os dois países. O documento foi firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Autoridade de Quarentena da Indonésia durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jacarta, entre 23 e 28 de outubro.
O memorando prevê o intercâmbio de informações sobre políticas sanitárias, a cooperação em certificação eletrônica, inspeção pré-fronteira e investigações conjuntas em casos de fraude ou risco sanitário. Também abrange ações de rastreabilidade, vigilância e resposta a emergências, além do reconhecimento mútuo de medidas sanitárias, capacitação técnica e atividades de facilitação do comércio.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o acordo abre novas oportunidades para o agronegócio brasileiro e reforça a relação bilateral. “O Brasil já tem uma boa parceria comercial com a Indonésia e busca avançar ainda mais, inclusive com o encerramento do contencioso sobre a exportação de carnes de frango. A ampliação do comércio de café e algodão reforça o papel do agro como pilar dessa relação”, afirmou.
Durante a missão, Fávaro também se reuniu com empresários brasileiros e autoridades indonésias, incluindo os ministros Zulkifli Hasan e Budi Santoso, para discutir o fortalecimento do comércio e o apoio a programas de alimentação escolar no país asiático.
A Indonésia é atualmente o 16º maior destino das exportações brasileiras e o 5º no agronegócio. Em 2024, o fluxo comercial entre os dois países alcançou US$ 6,3 bilhões, com superávit de US$ 2,6 bilhões para o Brasil.
Após os compromissos em Jacarta, a comitiva brasileira segue para a Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Com informações do Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
