Os preços do tomate registraram forte retração nos primeiros 15 dias de setembro, seguindo o movimento observado em agosto. Segundo o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (23) pela Conab, as cotações do produto caíram 19,86% em agosto na média ponderada, mesmo com oferta menor que em julho.
A queda também atingiu cebola, batata e alface. A cebola apresentou recuo de 10,5% em agosto, acumulando três meses seguidos de baixa. A batata seguiu a mesma trajetória, com queda de 6,55% frente a julho e de 53,62% em relação ao mesmo período de 2024, quando a produção havia sido reduzida. A alface recuou 8,77%, com destaque para a Ceasa de Recife, onde a desvalorização chegou a 30,8%.
Na contramão, a cenoura encareceu 19,92%, devido à menor oferta de lavouras de São Paulo e Minas Gerais, que reduziram os envios em 10%. Entre as frutas, o mamão caiu 16,34% e a laranja recuou 2,07%, influenciados pela maior oferta. Já maçã, banana e melancia registraram alta de preços. A banana subiu 5,94% após perdas na produção em Santa Catarina e redução na variedade prata. A melancia aumentou 20,59%, puxada pela estratégia de produtores de Uruana (GO), qualidade elevada e maior demanda com o clima mais quente.
No comércio exterior, as exportações de frutas somaram 713 mil toneladas entre janeiro e agosto, alta de 28% em volume e de 15% em receita frente ao mesmo período de 2024. Apesar do bom desempenho na Europa e Ásia, as tarifas impostas pelos Estados Unidos reduziram embarques de produtos como manga e uva.
O levantamento reforça a influência do clima, da oferta regional e das estratégias de comercialização no comportamento dos preços, além de indicar uma readequação do fluxo de exportações diante do cenário internacional.
Com informações da Conab
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
