O Brasil exportou, pela primeira vez, uma carga de limão thaiti para a União Europeia com certificação oficial de conformidade atestando a qualidade do produto. O certificado, que atende aos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi apresentado na terça-feira (9) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mantém unidade do sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
A emissão do documento é eletrônica, o que garante rapidez e segurança. Segundo Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), o processo é resultado de treinamentos iniciados em 2018, com fiscais do Mapa capacitados para avaliar, por amostragem, se os citros brasileiros seguem os padrões exigidos pela OCDE.
“Agora precisamos atuar para que a União Europeia reconheça o Brasil como exportador de produtos com a qualidade certificada”, afirmou.
No caso da carga de limão thaiti, cultivado em regiões de São Paulo e Minas Gerais, a certificação envolveu a Andrade Sun Farms Agroindustrial, primeira empresa registrada como Serviço de Controle Autorizado para atendimento aos padrões da OCDE, além da Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM), do Vigiagro e da Superintendência do Mapa em São Paulo.
A expectativa é de que o certificado reduza significativamente o tempo de inspeção no destino, passando de 60% da carga inspecionada para apenas 5%, o que deve acelerar o desembaraço nos portos europeus. Hoje, cada contêiner de 24 toneladas pode levar até 25 dias de viagem e enfrentar atrasos de até 13 dias para liberação, além de mais cinco dias de inspeções locais.
Caruso destacou que o certificado é o primeiro de muitos a serem emitidos.
“Queremos que essa conquista inspire outras cadeias. Além da certificação, queremos continuar como voz ativa na elaboração das brochuras da OCDE, que servem como manuais de qualidade e classificação das frutas”, disse.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
