O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (8) a aprovação, pelas autoridades sanitárias do Marrocos, da proposta de Certificado Sanitário Internacional (CSI) que atualiza os requisitos para a exportação de carne bovina brasileira e passa a autorizar também a entrada de miúdos bovinos no país norte-africano. A decisão representa mais um passo na ampliação do comércio entre os dois países e abre novas oportunidades para a indústria frigorífica nacional.
Com uma população de mais de 37 milhões de habitantes, o Marrocos é considerado um mercado estratégico para o Brasil. Em 2023, o país importou mais de US$ 43 milhões em produtos cárneos, tendo o Brasil como seu segundo principal fornecedor. Já em 2024, as exportações brasileiras para o Marrocos alcançaram US$ 1,36 bilhão, com destaque para o complexo sucroalcooleiro, cereais, farinhas, animais vivos e café.
Segundo o governo, a aprovação do novo CSI não apenas reflete a confiança das autoridades marroquinas no sistema de controle sanitário brasileiro, mas também demonstra o potencial de crescimento do comércio bilateral. A abertura ao mercado de miúdos, por exemplo, pode agregar valor às exportações e beneficiar diretamente a cadeia produtiva da carne bovina.
Essa é a 46ª abertura de mercado para produtos agropecuários brasileiros em 2025, totalizando 346 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023. Os resultados são atribuídos à articulação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que vêm fortalecendo a presença do Brasil no comércio internacional de alimentos.
A ampliação do acesso ao mercado marroquino é considerada estratégica, não apenas pela demanda crescente, mas também pela posição geográfica do país, que pode funcionar como porta de entrada para outros mercados do norte da África e da Europa. A nova autorização reforça o papel do Brasil como um dos principais fornecedores de proteínas animais do mundo.
Por Cristiane Ferreira
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587