O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 2,4% em fevereiro, em termos nominais, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento foi impulsionado pela valorização de três dos quatro grupos analisados: IPPA-Grãos (+0,6%), IPPA-Pecuária (+4,6%) e IPPA-Cana-Café (+5,8%). Já o IPPA-Hortifrutícolas foi o único a registrar queda, com recuo de 10,6%.
O IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), também teve um leve crescimento de 0,9%, o que indica que os preços agropecuários apresentaram valorização em relação aos industriais no Brasil.
No cenário internacional, a conversão dos preços dos alimentos para Reais mostrou uma queda de 5,6% no período. Esse resultado foi influenciado pela desvalorização do dólar (-4,3%) e pela redução dos preços internacionais dos alimentos (-5,6%).
Balanço do primeiro bimestre
Ao comparar o primeiro bimestre de 2025 com o mesmo período do ano anterior, o IPPA registrou um aumento expressivo de 19,4%. Esse crescimento foi puxado principalmente pelas altas nos grupos IPPA-Cana-Café (+36%), IPPA-Pecuária (+26,2%) e IPPA-Grãos (+10,5%). Por outro lado, o IPPA-Hortifrutícolas acumulou queda de 7,1% no mesmo intervalo.
Já o IPA-OG-DI avançou 7% no período, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos para Reais subiram 26,9%. Esse aumento foi impulsionado tanto pela valorização de 6,3% nas cotações internacionais de alimentos quanto pela expressiva alta de 19,3% do dólar.
Os dados reforçam a tendência de valorização dos produtos agropecuários no mercado interno, com destaque para o setor de pecuária e cana-café, enquanto o segmento de hortifrutícolas segue enfrentando queda nos preços.
Fonte: Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587