O Cepea divulgou, nesta segunda-feira (31), um levantamento o qual registra que registra a crescente demanda internacional pela soja brasileira tem acelerado o ritmo dos negócios no mercado spot nacional. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento foi impulsionado pela valorização do dólar frente ao real, tornando as commodities brasileiras mais competitivas para os compradores estrangeiros.
Diante desse cenário, muitos sojicultores estão mais dispostos a comercializar parte da safra 2024/25 no mercado spot, buscando gerar receita para o custeio dos financiamentos da próxima temporada. Dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, indicam que até 21 de março o Brasil já havia exportado 10,25 milhões de toneladas de soja, um volume 59,5% superior ao total escoado em todo o mês de fevereiro.
No que diz respeito à colheita, os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com o clima favorecendo altos níveis de produtividade em diversas regiões do país. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 23 de março, 76,4% da área total destinada ao cultivo da oleaginosa já havia sido colhida. O índice supera os 66,3% registrados no mesmo período de 2024 e está acima da média dos últimos cinco anos, que é de 66,2%.
Com esse cenário favorável, espera-se que o Brasil continue se consolidando como um dos principais exportadores de soja do mundo, atendendo às crescentes demandas globais pelo grão.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587