Nova Alvorada do Sul sediará, no dia 27 de março, um importante encontro sobre sustentabilidade e inovação no agronegócio dentro da programação técnico-científica da Expocanas 2025. O Seminário sobre o Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Rotação de Culturas reunirá pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e produtores para debater soluções que otimizam a produção agropecuária.
O Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destacou a relevância da Expocanas para o setor sucroenergético do Mato Grosso do Sul.
“A Expocanas se consolida cada vez mais como uma oportunidade de conhecimento sobre o que há de melhor na agropecuária da região, proporcionando discussões, trocas e disponibilizando tecnologias inovadoras para fornecedores, produtores e indústrias”, afirmou.
Programação técnica
O evento acontecerá das 8h45 às 11h e contará com palestras de especialistas da Embrapa. O pesquisador Luís Armando Zago Machado abrirá o seminário com a palestra “Como melhorar a disponibilidade de pasto durante a estação seca”. Em seguida, os pesquisadores Gessi Ceccon e Marciana Retore apresentarão o Sistema Diamantino, estratégia inovadora para produção de silagem e renovação de pastagens.
A programação segue com “Diversificação na safrinha”, ministrada por Rodrigo Arroyo Garcia, que abordará o aproveitamento da palha, a produção de grãos e melhorias no ambiente de produção. O evento contará ainda com um momento para perguntas e respostas, promovendo a interação entre especialistas e produtores.
Encerrando a programação da manhã, os participantes farão uma visita à área demonstrativa com as tecnologias da Embrapa, onde poderão conhecer na prática as soluções discutidas no seminário.
O evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Alinhamento com a COP30
O seminário faz parte da Jornada pelo Clima, Rumo à COP30, alinhando-se aos compromissos globais de mitigação das mudanças climáticas e promoção da sustentabilidade. O Sistema ILP contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a eficiência no uso dos recursos naturais e promove a regeneração do solo, aspectos fundamentais para a agenda ambiental global.
Sobre a Expocanas
A Expocanas 2025 será realizada nos dias 25, 26 e 27 de março e é considerada o maior evento do setor bioenergético do Mato Grosso do Sul. Reunindo profissionais do agronegócio, especialistas, pesquisadores e produtores, a feira se destaca como um espaço essencial para troca de conhecimento e apresentação de inovações para o setor sucroenergético.
Por Cristiane Ferreira
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587