O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou queda de 1,4% em janeiro de 2025, na comparação com dezembro de 2024, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O resultado reflete a desvalorização dos preços na maioria dos segmentos do setor agropecuário.
Os recuos mais expressivos foram observados no grupo de hortifrutícolas (-3,8%), seguido por grãos (-3,3%) e pecuária (-1,5%). O único segmento que registrou alta foi o de cana e café, com avanço de 4% no mês. Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo – Oferta Global (IPA-OG-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 0,6%, indicando que, no período, os preços agropecuários recuaram em relação aos industriais da economia brasileira.
Cenário internacional
No mercado externo, os preços dos alimentos convertidos em reais avançaram 1,4% em janeiro, puxados por um aumento de 2,6% nas cotações internacionais. Esse crescimento foi parcialmente compensado pela queda de 1,2% do dólar frente ao real.
Comparação anual aponta forte alta
Na comparação com janeiro de 2024, o IPPA registrou alta expressiva de 16,8%, impulsionada pelo aumento dos preços em todos os grupos monitorados: cana e café (+32,3%), pecuária (+23,9%), grãos (+6,8%) e hortifrutícolas (+1,4%). O IPA-OG-DI também subiu 6,2% no mesmo período, enquanto os preços internacionais dos alimentos em reais avançaram 31,3%, refletindo o aumento de 7,2% nos valores dos alimentos e a valorização de 22,5% do dólar.
O desempenho do IPPA reforça a volatilidade dos preços agropecuários, influenciada tanto por fatores internos, como a oferta e demanda doméstica, quanto por oscilações do câmbio e do mercado global de commodities.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587