A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional anunciou, em nota, nesta segunda-feira (17), o adiamento da votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. Inicialmente prevista para ocorrer em março, a análise do orçamento agora deve acontecer em abril.
A decisão foi motivada pela viagem oficial ao Japão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contará com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A visita ocorrerá entre os dias 24 e 27 de março, e o retorno de Hugo Motta ao Brasil está previsto para o dia 30 de março.
Além disso, o adiamento também considera a pendência do relatório do senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da proposta orçamentária.
Com a mudança, a votação do orçamento deve seguir o seguinte cronograma: a Comissão Mista de Orçamento (CMO) deverá analisar o PLOA na semana de 31 de março a 4 de abril, e o texto será levado ao plenário do Congresso logo após sua aprovação na comissão.
A votação do orçamento estava inicialmente programada para ocorrer no dia 18 de março na CMO e no dia 19 de março no plenário do Congresso. No entanto, com a ausência dos líderes das Casas Legislativas e a necessidade de ajustes no relatório, a análise do texto foi postergada.
O Orçamento de 2025 é fundamental para definir as prioridades de gastos do governo no próximo ano, impactando áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais.
Por Cristiane Ferreira
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587