A JBS expandiu seu atendimento a pequenos produtores por meio do programa Escritórios Verdes, alcançando a marca de mais de 15 mil propriedades rurais assistidas e 6 mil hectares destinados à recuperação florestal desde 2021. Apenas em 2024, a iniciativa realizou 26.780 atendimentos, consolidando-se como um dos principais programas de apoio à regularização ambiental e produtiva no campo.
No último ano, foram implementados 199 projetos de regularização ambiental, que resultaram na recomposição de 4.153,5 hectares de vegetação nativa. Além disso, a companhia lançou o Escritório Verde Virtual, que amplia o acesso ao serviço por meio de e-mail, telefone e WhatsApp. Desde outubro de 2024, a plataforma já realizou cerca de 1.220 atendimentos.
Expansão e novas frentes de atendimento
Com o crescimento da demanda, a JBS também iniciou a operação dos Escritórios Verdes 2.0, que oferecem suporte gratuito em três áreas:
- Escritório Verde Ambiental: Regularização ambiental e reinserção de fazendas na cadeia produtiva.
- Escritório Verde Assistência Técnica: Melhoria da produtividade do solo, recuperação de pastagens e proteção de nascentes.
- Escritório Verde Assistência Gerencial: Capacitação e ferramentas para aprimoramento da gestão de propriedades.
Em 2024, 6.887 propriedades foram regularizadas e 1.311 fazendas receberam assistência técnica ou gerencial. O programa também realizou mais de 4.700 visitas a agricultores familiares e analisou 600 amostras de solo.
Tecnologia a serviço do produtor
Além dos Escritórios Verdes, a JBS disponibilizou a ferramenta Cowbot e a Plataforma Pecuária Transparente (PPT) para apoiar os pecuaristas. O Cowbot, lançado em 2024, gerou 17.377 análises apenas no segundo semestre, permitindo consultas prévias à negociação e contribuindo para a rastreabilidade da cadeia de fornecimento.
“Esses números indicam que estamos no caminho certo. Os produtores precisam de suporte contínuo para fortalecer um modelo de produção sustentável”, afirmou Fábio Dias, diretor de Pecuária Sustentável da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil.
Parceria para fortalecer a pecuária no Pará
Em janeiro de 2025, a JBS, em parceria com outras entidades, anunciou a doação de 3 milhões de tags para rastreamento de rebanhos no Pará, além de um programa de treinamento para operadores de rastreabilidade. A iniciativa também oferece assistência técnica e requalificação de produtores rurais, reforçando o compromisso da companhia com a evolução da agropecuária na região.
Com essas ações, a JBS amplia seu impacto positivo no setor, promovendo sustentabilidade e crescimento econômico para os produtores brasileiros.
Por Cristiane Ferreira
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587