A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará dez agroindústrias brasileiras para participar da Expo Carnes y Lácteos 2025, maior feira de alimentos do México, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de março, em Monterrey. A ação ocorre em um momento favorável para o comércio entre os dois países e busca fortalecer ainda mais a presença da carne de aves e suínos brasileiras no mercado mexicano.
Entre as empresas participantes estão Avenorte, Bello Alimentos, BRF, Coasul, Copacol, GTFoods, Cooperativa Lar Agroindustrial, Pamplona Alimentos, Zanchetta Alimentos e Vibra Foods. A iniciativa contará com a presença da coordenadora de marketing e promoção comercial da ABPA, Nayara Dalmolin, e do gerente de acesso a mercados, Gabriel Morelli.
Além de encontros de negócios, os representantes brasileiros terão reuniões estratégicas com importadores e distribuidores, além da distribuição de materiais promocionais destacando os diferenciais da produção nacional, como qualidade, status sanitário e sustentabilidade.
Crescimento expressivo nas exportações para o México
A participação do Brasil na feira acontece em um cenário de crescimento acelerado das exportações para o México. O país renovou, em dezembro de 2024, o Pacote contra a Inflação e a Fome (PACIC), que incentiva a importação de produtos estratégicos, como carne de frango e carne suína, sem a imposição de cotas e com tarifa zero.
Os resultados já aparecem nos números: as exportações brasileiras de carne de frango para o México cresceram 651% em janeiro, saltando de 1,4 mil toneladas para 10,7 mil toneladas no período. O mesmo ocorreu com a carne suína, cujas compras mexicanas subiram de 25 toneladas para 1,3 mil toneladas no primeiro mês do ano.
“O mercado mexicano é nosso parceiro há anos e tem fortalecido essa relação especialmente em 2025. Temos boas expectativas com a Expo Carnes y Lácteos, que nos ajudará a ampliar nossa presença no varejo e atacado mexicanos, complementando a produção local”, afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA.
ABPA e ApexBrasil impulsionam setor no exterior
A ABPA representa mais de 140 empresas e entidades do setor avícola e suinícola, promovendo ações de fomento à exportação de carnes brasileiras, que superam US$ 8 bilhões ao ano. Com o apoio da ApexBrasil, a associação gerencia marcas setoriais como Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian Egg, que destacam a qualidade, segurança sanitária e sustentabilidade da produção brasileira no mercado internacional.
Já a ApexBrasil atua na promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional, organizando missões comerciais, feiras internacionais e rodadas de negócios.
Com a crescente demanda do México e a presença na Expo Carnes y Lácteos 2025, o Brasil reforça sua posição como um fornecedor confiável de proteína animal e fortalece a parceria comercial com um dos mercados mais dinâmicos da América Latina.
Com informações da ABPA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587