Começa a valer nesta segunda-feira (24) o Programa Desenrola Rural, iniciativa do governo federal que permitirá a renegociação de créditos em situação de inadimplência para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais. O programa foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do Decreto 12.381/2025.
Com a renegociação, os beneficiários poderão voltar a acessar crédito rural e ampliar a produção de alimentos saudáveis, o que, segundo o governo, pode contribuir para o aumento da oferta e a redução dos preços no mercado.
Os agricultores já podem procurar as agências bancárias para renegociar suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%. A medida vale para inadimplentes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de débitos com cartões, empréstimos em instituições financeiras, o Crédito de Instalação e dívidas inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), incluindo impostos e outros débitos federais. O critério principal é que as dívidas estejam em atraso há mais de um ano.
Além disso, pequenos débitos, como contas de água, luz ou telefone, não impedirão o agricultor de obter novos créditos.
Para participar do Desenrola Rural, os interessados devem seguir alguns passos:
- Para dívidas inscritas na Dívida Ativa da União, o acesso deve ser feito pelo site Regularize, onde o CPF deve ser inserido para consulta e escolha das opções de pagamento.
- Dívidas do Pronaf e outros financiamentos adquiridos junto a bancos devem ser renegociadas diretamente nas instituições financeiras.
- No caso de débitos do Crédito de Instalação, a regularização pode ser feita diretamente no Incra ou na Sala da Cidadania.
- Agricultores também podem procurar sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio no processo de renegociação.
Com informações do Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587