Os preços dos etanóis hidratado e anidro continuam subindo no Centro-Sul do Brasil durante o período de entressafra. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a valorização do etanol hidratado, negociado no estado de São Paulo, tem sido observada desde a segunda quinzena de dezembro, enquanto o anidro registra alta desde o início do ano.
Pesquisadores do Cepea apontam que o movimento de alta é impulsionado pela demanda aquecida e pela postura firme dos vendedores. Usinas consultadas têm conseguido negociar o biocombustível a preços mais elevados, especialmente no mercado spot paulista, onde a oferta está reduzida.
Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado registrou alta de 0,39%, fechando em R$ 2,8337 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins). Já o etanol anidro subiu 2,09% no mesmo período, com o indicador atingindo R$ 3,2882 por litro (sem PIS/Cofins).
Com o mercado ainda aquecido e a oferta reduzida, a expectativa é de que os preços sigam firmes nas próximas semanas, até o avanço da nova safra de cana-de-açúcar.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587