De acordo com pesquisa do FGVAgro, o volume de produção agroindustrial brasileiro cresceu 4,2% em outubro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. O desempenho foi impulsionado pelos segmentos de Produtos Alimentícios e Bebidas, com aumento de 1,4%, e pelos produtos Não-Alimentícios, que tiveram alta expressiva de 7,4%. O avanço reflete dois fatores principais:
- Mercado interno aquecido, com alta demanda de consumidores brasileiros.
- Bom ritmo das exportações, favorecendo o escoamento de produtos ao mercado internacional.
Desempenho no acumulado de 2024
Entre janeiro e outubro de 2024, o setor acumula crescimento de 2,7%, o melhor resultado para esse período desde 2010. O FGVAgro projeta que a Agroindústria poderá fechar o ano com alta de 2,7% ou mais, caso registre desempenho positivo nos dois últimos meses do ano. Para atingir essa meta, o setor precisa alcançar alta acumulada de 2,5% em novembro e dezembro.
Mesmo no cenário conservador de estagnação no último bimestre, o crescimento anual seria de 2,3%, consolidando 2024 como o melhor ano para a Agroindústria brasileira nos últimos 14 anos.
Contexto histórico
Desde 2010, o setor agroindustrial tem enfrentado oscilações em função de variáveis como mudanças climáticas, flutuações cambiais e dinâmicas de mercado interno e externo. O desempenho de 2024 reflete a recuperação e a consolidação da produção em meio a desafios econômicos globais, além de maior eficiência logística e produtiva.
Com informações do FGVAgro
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587