Dos dias 7 até 17 de dezembro, uma delegação de empresários e jornalistas da Índia estarão em missão oficial no Brasil, com foco no setor do agronegócio e ampliação do comércio bilateral. O objetivo da missão, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), é promover a troca de conhecimentos e experiências entre empresários indianos e brasileiros do setor, além de explorar oportunidades de parcerias.
Ao longo de 10 dias, a delegação fará uma imersão no mundo do agronegócio brasileiro com visitas técnicas, reuniões de negócios, apresentações de tecnologias, soluções inovadoras e projetos para futuras parcerias. Serão visitados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e ainda o Distrito Federal.
“Durante a programação, os indianos irão conhecer de perto projetos do setor de bicombustíveis que têm um papel-chave na bioeconomia e há muito espaço para sinergia deste setor do Brasil com a Índia”, afirma o gerente de agronegócio da ApexBrasil, André Laudemir Muller. “A Índia hoje é a nação mais populosa do mundo e tem uma demanda gigante por energia”, complementa.
Nas visitas, os indianos verão também resultados de pesquisas e soluções para a produção agrícola sustentável nas áreas de germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e bioinsumos.
Os integrantes da missão terão ainda a oportunidade de se reunir com representantes do setor agropecuário e entender a cadeia produtiva desde a pecuária seletiva até a comercial, passando pelo processo de melhoramento genético. Estão previstas também visitas à produção de frutas, cooperativas e fábricas, além de reuniões com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e com representantes do Corpo Diplomático, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Agronômico de Campinas, entre outras instituições.
Relações bilaterais
As relações diplomáticas entre Brasil e Índia foram estabelecidas em 1948. A Índia é um dos maiores parceiros do Brasil na Ásia. Entre 2003 e 2023, o país asiático avançou de 26º para 13º maior destino das exportações do Brasil, o que representa um crescimento médio anual das exportações para a Índia de 14,3% – número é superior ao aumento das exportações brasileiras para o mundo que foi de 11,3% no mesmo período.
Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia alcançaram US$ 4,7 bilhões, com destaque para as vendas de gorduras e óleos vegetais, açúcares e melaços e óleos brutos. O fluxo comercial entre os países bateu recorde de US$15,2 bilhões em 2022, com crescimento de 31,4% em relação a 2021. Embora o valor tenha sido recorde, a Índia representa apenas 2% das exportações brasileiras e cerca de 3,3% das importações brasileiras. Mas segundo o Perfil de Comércio e Investimentos Índia , publicado pela ApexBrasil, há potencial para crescer muito mais. O desafio é diversificar a pauta exportadora brasileira.
A missão oficial indiana é uma iniciativa da ApexBrasil com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fonte: Apex
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