Na primeira semana de dezembro de 2024, a balança comercial brasileira alcançou um superávit de 1 bilhão de dólares, com uma corrente de comércio de 11 bilhões de dólares, resultante de exportações no valor de 6 bilhões de dólares e importações de 5 bilhões de dólares, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 9 de dezembro, pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Resultados no ano
Até o momento, as exportações totalizaram 318 bilhões de dólares, enquanto as importações somaram 247 bilhões de dólares, gerando um saldo positivo de 71 bilhões de dólares e uma corrente de comércio de 566 bilhões de dólares.
Comparativo mensal
Ao comparar os dados preliminares de dezembro de 2024 com o mesmo período de 2023, observou-se uma redução de 17,2% nas exportações, com a média diária registrando 1,191 bilhão de dólares em 2024 frente a 1,439 bilhão de dólares no ano anterior. Em contrapartida, as importações cresceram 2,1%, passando de 973 milhões de dólares para 993,6 milhões de dólares.
No geral, a média diária da corrente de comércio na primeira semana de dezembro foi de 2,185 bilhões de dólares, com o saldo médio diário em 197,83 milhões de dólares — uma queda de 9,4% na corrente de comércio em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Setores em destaque
Nas exportações, a agropecuária apresentou uma queda de 18,9%, enquanto a indústria extrativa recuou significativamente, registrando uma redução de 56,7%. Em contrapartida, os produtos da indústria de transformação tiveram um leve crescimento de 2,0%.
Nas importações, a agropecuária cresceu 18,9%, enquanto a indústria extrativa registrou uma redução expressiva de 32,9%. Já os produtos da indústria de transformação apresentaram um aumento de 3,6%.
Esses números destacam um cenário misto para o comércio exterior brasileiro, refletindo desafios globais e oportunidades pontuais, especialmente para setores industriais e da agropecuária.
Com informações do Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587