O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é um dos destaques da 73ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), considerado o maior evento do gênero das regiões Norte-Nordeste. A exposição começou no dia primeiro deste mês e vai até o próximo domingo (08) no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde em Teresina (PI). Com expectativa de 400 mil visitantes, a exposição reúne 1,5 mil animais, 200 expositores e deve gerar mais de R$ 300 milhões em negócios.
No evento, o Mapa realizou a oficina sobre Sistema Orgânico de Produção Apícola para 100 profissionais (agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e produtores) ministrada pela auditora fiscal federal Adriana Chagas Barreto e pelo professor-pesquisador da Universidade Federal do Piauí Darcet Costa Souza.
Durante o treinamento foram apresentadas a evolução da legislação brasileira, os mecanismos de garantia da qualidade orgânica, a certificação por auditoria, a certificação em grupo de produtores e o sistema de controle interno. A auditora também explicou sobre importância dos registros no sistema de produção orgânica e o plano de manejo orgânico.
Já o professor Darcet Souza falou sobre a caracterização da unidade de produção, plano de manejo orgânico, período de conversão ao sistema orgânico e produção paralela, além da localização dos apiários, a origem das abelhas para o sistema, período de conversão, alimentação das abelhas e manejo sanitário e das colmeias.
No Piauí, o número de produtores orgânicos chega a 1.224.
“Há produção de orgânicos em 60 dos 224 municípios do Estado”, destaca Adriana.
Segundo ela, Simões (174 produtores), Paulistana (131 produtores) e Jacobina (122 produtores) são os municípios que se destacam no cultivo de orgânicos. O mel é o produto de maior destaque.