Nesta sexta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou o anúncio histórico da conclusão do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, destacando sua relevância para o setor agropecuário brasileiro. Após 25 anos de negociações, o tratado foi formalizado com a dedicação e liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de autoridades brasileiras.
“É um dia histórico para a diplomacia, especialmente para o Brasil, graças à interferência e dedicação do presidente Lula. Não há dúvida de que conseguimos formalizar o acordo que buscávamos há décadas. É muito importante para a nossa agropecuária e prevê mais liberdade comercial com zero tarifa para frutas, café e outros produtos brasileiros, além de cotas significativas para açúcar, carne de frango, carne bovina e etanol”, afirmou Haddad.
O ministro destacou que o tratado abre uma nova janela de oportunidades para a exportação brasileira, com acesso ampliado a um dos mercados mais importantes do mundo, a União Europeia.
“Nós vamos mostrar nossa competência e aproveitar essa oportunidade econômica. O Brasil e o Mercosul têm muito a ganhar com esse acordo formalizado”, completou.
Agora, o próximo passo será a tradução do texto e a implementação das medidas acordadas nos próximos meses. O ministro reiterou a importância de o Brasil e seus parceiros do Mercosul se posicionarem como líderes no mercado global, beneficiando não apenas a economia, mas também setores estratégicos como a agropecuária, com potencial de aumentar ainda mais as exportações de produtos agrícolas e sustentáveis.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587